quinta-feira, 3 de março de 2011

História do Motociclismo fora de estrada


A prática do motociclismo off-road no Brasil começou no início da década de setenta quando apaixonados por aventura de todo o país, principalmente São Paulo e Minas Gerais, colocavam suas motocicletas em trilhas, como forma alternativa de diversão dos fins de semana. Era um lazer diferente, sobretudo para quem morava em cidades pequenas.


Porém, o fato de não existirem motos específicas para off-road no Brasil dificultou o desenvolvimento do esporte na época. Em São Paulo, um grupo de amigos começou a se reunir depois que dois deles compraram motos de trial importadas por engano. Os improvisos eram diversos e todo o conhecimento sobre motociclismo off-road era obtido através de filmes e revistas estrangeiras.

O impulso inicial para o esporte foi dado em 1974 quando a Honda lançou sua linha XR e outras marcas como a Yamaha começaram a produzir por aqui máquinas que, embora ainda não fossem específicas, tinham características que auxiliavam os trilheiros (eram mais leves, tinham motor mais potente,etc.). A partir de então, em vários estados, o número de adeptos aumentou e em Minas Gerais foi organizada a primeira competição do esporte: o Enduro da Independência, em 1985. A prova existe até hoje é o mais tradicional enduro do país.

Crescendo com o Independência - Por ter uma forte divulgação na mídia, o Independência contou com um número grande de participantes desde sua primeira edição (chegou a reunir mil pilotos de vários estados brasileiros nos primeiros anos de existência) e ainda chamou a atenção do país para aquela prática esportiva. Muitos, ao verem as imagens do evento na televisão, passavam não só a conhecer o esporte como a praticá-lo.

Outro grande impulso foi dado em 1990, com a abertura para a importação de veículos para o Brasil. Este fato fez com que, enfim, as motos usadas pelas feras, que já haviam desenvolvido o esporte no exterior, também estivessem ao nosso alcance. Assim, ao invés de improvisar, era possível ter acesso aos lançamentos do ano das principais marcas.

Hoje, só a Federação Paulista de Motociclismo conta com aproximadamente mil pilotos federados nas modalidades do off-road. Pilotos importantes de todo o mundo vêm competir no Brasil, em provas como o Rally dos Sertões e o Independência Off-Road. Também por aqui, surgem novos talentos, a exemplo de nomes como Juca bala, Jean Azevedo, José Hélio e muitos outros.

 

Fonte:Motoesporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário